Você pode seguir vários caminhos distintos como profissional de marketing, mas alguns conceitos básicos são fundamentais mesmo que você não atue diretamente com eles. Comece entendendo as siglas:
SEO: significa “search engine optimization”, otimização para mecanismos de busca.
Isso basicamente consiste em um conjunto de estratégias voltadas para o bom posicionamento de um site e suas páginas principais nos mecanismos de busca, como Google, Bing e outros.
SEM: significa “search engine marketing”, Marketing para Motores de Busca. A sigla se assemelha ao SEO não por acaso: ambos são voltados para mecanismos de busca como o Google, com a diferença que o SEO é focado em buscas orgânicas. O SEM também engloba a otimização de anúncios.
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Ads
Anúncios são ferramentas poderosas no marketing para quem busca conversão. Você não precisa atuar com ads, mas algumas boas práticas de copywriting, pesquisa de mercado e pesquisa de público voltadas para anúncios podem ser utilizadas em outras áreas.
UX está em alta. A experiência do usuário é o que move bons profissionais de marketing digital. Afinal, não é só sobre divulgar uma empresa, mas também sobre garantir que potenciais clientea tenha uma boa experiência durante o contato com a marca.
Quais os principais desafios do consumidor brasileiro?
Existe algo causando uma mudança nas demandas do consumo?
Por exemplo, durante a pandemia, serviços como turismo, shopping center e entretenimento ficaram suspensos, demandando uma abordagem diferente de suas equipes de marketing, enquanto farmácias e profissionais de saúde tiveram alta demanda.
Como é o comportamento de consumo de cada geração?.
A ideia é que você comece a se questionar para entender o que move as pessoas a consumir determinados produtos e serviços.
A persona é uma representação fictícia do seu consumidor. Definir uma persona significa definir com quem você vai se comunicar em todas as suas estratégias, e, por isso, é fundamental que você se baseie em dados.
Analise o máximo de informações possíveis sobre os seus clientes. As vantagens do mundo digital é que todos esses dados estão ao seu alcance. É possível entender se as pessoas acessam mais o seu site via celular ou desktop, ver se você recebe mais visitantes homens ou mulheres, a média de idade, localização quanto mais detalhes melhor.
Networking é fundamental para iniciar em qualquer área. Crie uma rede de contatos que lhe permita abrir mais portas. Para isso, participe de eventos — há vários gratuitos que permitem a interação via chat, bem como eventos presenciais que fornecem uma melhor experiência.
Converse com profissionais da área, o Linkedin é um excelente canal para isso. Também conheça pessoas envolvidas nas áreas.
Sua rede de contatos pode acelerar seu crescimento e sucesso profissionais tudo vai depender de suas atitudes.