Marketing digital 5 dicas essenciais para iniciantes.

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1. Familiarize-se com alguns conceitos básicos no marketing digital

Você pode seguir vários caminhos distintos como profissional de marketing, mas alguns conceitos básicos são fundamentais mesmo que você não atue diretamente com eles. Comece entendendo as siglas:

SEO: significa “search engine optimization”, otimização para mecanismos de busca. Isso basicamente consiste em um conjunto de estratégias voltadas para o bom posicionamento de um site e suas páginas principais nos mecanismos de busca, como Google, Bing e outros.
SEM: significa “search engine marketing”, Marketing para Motores de Busca. A sigla se assemelha ao SEO não por acaso: ambos são voltados para mecanismos de busca como o Google, com a diferença que o SEO é focado em buscas orgânicas. O SEM também engloba a otimização de anúncios.
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Ads Anúncios são ferramentas poderosas no marketing para quem busca conversão. Você não precisa atuar com ads, mas algumas boas práticas de copywriting, pesquisa de mercado e pesquisa de público voltadas para anúncios podem ser utilizadas em outras áreas.
UX está em alta. A experiência do usuário é o que move bons profissionais de marketing digital. Afinal, não é só sobre divulgar uma empresa, mas também sobre garantir que potenciais clientea tenha uma boa experiência durante o contato com a marca.

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2. Entenda as demandas do mercado

Quais os principais desafios do consumidor brasileiro?
Existe algo causando uma mudança nas demandas do consumo?

Por exemplo, durante a pandemia, serviços como turismo, shopping center e entretenimento ficaram suspensos, demandando uma abordagem diferente de suas equipes de marketing, enquanto farmácias e profissionais de saúde tiveram alta demanda. Como é o comportamento de consumo de cada geração?.
A ideia é que você comece a se questionar para entender o que move as pessoas a consumir determinados produtos e serviços.

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3. Aprenda a mapear uma persona

A persona é uma representação fictícia do seu consumidor. Definir uma persona significa definir com quem você vai se comunicar em todas as suas estratégias, e, por isso, é fundamental que você se baseie em dados.
Analise o máximo de informações possíveis sobre os seus clientes. As vantagens do mundo digital é que todos esses dados estão ao seu alcance. É possível entender se as pessoas acessam mais o seu site via celular ou desktop, ver se você recebe mais visitantes homens ou mulheres, a média de idade, localização quanto mais detalhes melhor.

4. Faça networking

Networking é fundamental para iniciar em qualquer área. Crie uma rede de contatos que lhe permita abrir mais portas. Para isso, participe de eventos — há vários gratuitos que permitem a interação via chat, bem como eventos presenciais que fornecem uma melhor experiência.
Converse com profissionais da área, o Linkedin é um excelente canal para isso. Também conheça pessoas envolvidas nas áreas.
Sua rede de contatos pode acelerar seu crescimento e sucesso profissionais tudo vai depender de suas atitudes.

5. Crie familiaridade com vários canais de divulgação

Depois de entender o mercado, a persona e os conceitos básicos, é hora de se familiarizar com canais de divulgação. Os principais são as redes sociais, Youtube, email marketing, sites e blogs.